Curiosidades

Curiosidades

Mensagem

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” Mahatma Gandhi.

Palavra de Amor

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)

Reflexão

"Somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos; Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos... Atos sao pássaros engailoados, sentimentos são passaros em vôo." Mário Quintana

Voce sabia…

• Muitos objetos usados diariamente, como vasos, cabides e vestuário, são feitos a partir de plástico reciclado?

• Com 5 garrafas de PET pode obter-se poliéster suficiente para produzir uma T-Shirt do tamanho XL?

• Na produção de embalagens de plástico apenas se usa 1% do total de petróleo consumido, podendo os materiais e a energia ser recuperadas depois da sua utilização?

• Existem estudos que indicam que, se os plásticos fossem abolidos enquanto material de embalagem, o volume dos resíduos domésticos aumentaria 150%, o peso das embalagens aumentaria 300% e a energia consumida pela indústria de embalagem duplicaria?

• A reciclagem de plásticos, como atividade industrial dedicada, tem longa duração em Portugal, remetendo-se às décadas de 60/70?

• Devido ao seu peso reduzido, o uso de plástico em automóveis reduz o consumo de combustível em 4%?

• Por cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de uma tonelada de petróleo?

• Sabia que cada pessoa, em média produz 1,3 Kg de resíduos por dia?

Fonte: Plastval (Portugal)

Cerveja, a nova vítima do efeito estufa

SÃO PAULO – Primeiro foram os vinhos franceses, agora é a vez da cerveja entrar na lista possíveis vítimas do aquecimento global. Um estudo liderado pelo climatologista Martin Mozny do Instituto Tcheco de Hidrometeorologia confirma que as colheitas de Saaz, um típico lúpulo de aroma da República Tcheca, usado nas cervejas do tipo Pilsner, está diminuindo a cada ano. A equipe de Mozny usou dados de quantidade de chuva para medir o impacto das mudanças climáticas nas plantações de Saaz, da República Tcheca entre 1954 e 2006. O estudo concluiu que a concentração de ácido alpha no lúpulo diminuiu em um ritmo de 0,06% por ano desde 1954 por causa do aumento de temperatura. A qualidade do Saaz depende da quantidade de ácido alpha, que deve ficar em torno de 5%. Não é apenas a cerveja da República Tcheca que está ameaçada. De acordo com a New Scientist, onde o estudo foi publicado, o lúpulo das de regiões da Eslováquia e Alemanha enfrentam a mesma situação. Será o fim da Oktoberfest? Mariana Amaro, de INFO Online Segunda-feira, 14 de setembro de 2009 - 16h39

Curiosidades Ambientais

1. No planeta estima-se que existam 4 600 espécies de mamíferos, 31 000 espécies de peixes e mais de 900 000 espécies de insectos, muitos dos quais ainda não estão identificados.

2. Estima-se que em cada ano se extinguem de 17000 a 25000 espécies de seres vivos em todo o Mundo. Só na Europa há cerca de 1500 plantas em risco de extinção ou já extintas.

3. A preservação das espécies autóctones é absolutamente necessária. Nos Estados Unidos da América só são cultivadas duas espécies de feijão verde e no Canadá 50% do trigo cultivado é de uma só variedade. Na Europa, de 145 raças autóctones de gado 115 estão em perigo de extinção.

4. Todos os anos são destruídos mais de 13 milhões de hectares de floresta tropical. Se as contas forem feitas, isto representa a destruição de 35 mil hectares por dia, 1500 hectares por hora e 25 hectares por minuto.

5. A poluição dos rios e oceanos pode ser a causa da redução de muitas populações animais. É o que se pensa estar a acontecer com a população de beluga ou baleia-branca, no canal de São Lorenço, no Canadá. Pensa-se que em 1900, mais de 5 000 animais viviam nesta zona, mas actualmente estima-se que a população esteja reduzida a apenas 450 indivíduos. Pesquisadores acreditam que o lixo tóxico lançado pelas indústrias situadas ao longo do rio será a causa de mortalidade destes animais, já que exames aos seus corpos revelam altos níveis de produtos químicos nocivos, como policlorados, DDT, mercúrio e cádmio.

6. Muitas espécies de tubarão encontram-se ameaçadas de extinção. A lista de espécies em perigo incluem o tubarão-martelo e o tubarão-azul, que desaparecem a um ritmo de 50 000 animais por ano, apanhados "acidentalmente" em anzóis nas costais do Havai.

7. A pesca do bacalhau caiu, entre 1968 e 1992, cerca de 70%, não por um aumento da consciência ecológica, mas devido ao estado debilitado dos stocks pesqueiros.

8. As populações de garoupa estão em franco declínio, devido à destruição dos recifes de coral no mundo inteiro. Por exemplo, nas Filipinas, os corais são envenenados com cianeto para a captura deste peixe.

9. A tartaruga-verde, que existe nas costas do Brasil, está em extinção. Em cada mil nascimentos, apenas uma ou duas sobrevivem.

10. Os corais, das águas quentes dos trópicos, estão a ficar descorados. Pesquisadores acreditam que eles são as vítimas mais visíveis do efeito de estufa.

11. Os rios amazónicos são os rios com maior diversidade de espécies de peixe no mundo. Já foram descritas mais de 1500 espécies, mas estima-se que existam pelo menos o dobro. Este número é quinze vezes maior do que o número de espécies encontradas nos rios da Europa.

12. Existem mais de 3500 áreas protegidas em todo o mundo. Estas áreas incluem parques, refúgios da vida selvagem e outras reservas. Elas cobrem um total de 5000 m2, ou seja, cerca de 3% da área total da superfície do planeta.

13. Há 100 milhões de anos, os tubarões constituiam cerca de 60% de todas as espécies oceânicas. Actualmente eles são apenas 3% das espécies que povoam os oceanos.

14. Em 25 anos, o tubarão cinzento pode produzir até 20 000 dentes, o que explica porque os dentes de tubarão são das recordações mais frequentemente trazidas dos fundos dos mares.

15. Todos os anos, de 1500 a 2000 tubarões são encontrados presos e normalmente mortos em redes protectoras de tubarões nas costas da África do Sul.

16. Existem ainda poucos conhecimentos da biodiversidade marinha, principalmente a grande profundidade. Um estudo detalhado de uma dessas comunidade revelou que numa área equivalente a metade de um court de ténis existiam 898 espécies. Mais de metade destas espécies foram identificadas pela primeira vez.

17. A âncora de um navio de cruzeiro pode destruir nos fundos marinhos uma área correspondente a metade de um campo de futebol.

Font: QVC••• Consultores

Borboletas

O Que é Uma Borboleta?

O termo Lepidóptera, que significa "asas escamadas" ou asas com escamas, refere-se a borboletas e mariposas. O colorido das asas é constituído de minúsculas escamas sobrepostas. Borboletas e mariposas são artrópodes e insetos. Existem características especiais que fazem de um inseto um membro da Ordem Lepidóptera, mas nem sempre podem ser generalizadas, existindo exceções.

Borboleta 2

As borboletas são insectos da ordem Lepidoptera classificados nas super-famílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal Rhopalocera.

As borboletas têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. Distinguem-se das traças (mariposas) pelas antenas rectilíneas que terminam numa bola, pelos hábitos de vida diurnos, pela metamorfose que decorre dentro de uma crisálida rígida e pelo abdómen fino e alongado. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima.

As borboletas são importantes polinizadores de diversas espécies de plantas.

O ciclo de vida das borboletas engloba as seguintes etapas:

1) Ovo - fase Pré-larval

2) Larva - chamada também de lagarta ou taturana,

3) Pupa - que se desenvolve dentro da crisálida (ou casulo)

4) Imago - fase adulta

Borboleta 1

Importância ecológica

A borboleta é um importante agente polinizador. Se extintas, haveria prejuízos para a flora (prejuízos iniciais) e fauna (prejuízos consequentes). E por ter apenas a reprodução sexuada possui a variabilidade genética do animal.

Borboleta 3   Borboleta 4

CURIOSIDADES SOBRE OS RECÉM-NASCIDOS DE ALGUMAS ESPÉCIES DE ANIMAIS

O filhote do boi recebe três diferentes nomes: vitelo, novilho ou bezerro.

Um elefante recém-nascido pesa cem quilos.

Os bebês de algumas baleias chegam a mamar quinhentos litros de leite num único dia.

Os filhotes do urso cinzento nascem com meio quilo. Em compensação, no período de um ano, atingem os noventa quilos. O ursinho polar nasce om sete quilos e chega aos 725 na fase adulta.

A girafinha já nasce com altura de jogador de basquete: até dois metros.

As girafas não se deitam para dar à luz. Por isso, ao nascer, o nenê despenca de uma altura de dois metros e meio.

As tartarugas Marion, das ilhas Seychelles, no oceano Índico, detêm o recorde de longevidade entre os animais: 152 anos de idade. O mamífero de vida mais longa é o homem. Alguns vivem mais de 100 anos. Depois, vem o elefante asiático, com 78 anos.

Algumas curiosidades sobre animais

1. Pica-pauO pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore.

beija-flor2. O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele voa de frente, de costas e até de ponta-cabeça. Procura néctar em 2 mil flores todos os dias.

girafa3. Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos, o mesmo número de ossos do pescoço de um homem. A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração. Para fazer o sangue subir, o coração precisa ser muito forte. O coração da girafa é 43 vezes maior que o do ser humano.

elefanter4. Quanto em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.

Camelo5. Um camelo consegue beber 120 litros de água em dez minutos. Ele retém água para oito dias. Pode andar de 200 a 270 km por dia. As girafas e os ratos podem viver mais tempo sem água que o camelo.

pavao6. O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.

porco espinho7. Um porco-espinho, tem em média, 30 mil espinhos. Ele é um excelente nadador porque os espinhos ajudam a flutuar.

preguiça8. A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas sempre). Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para olhar o que está acontecendo ao seu redor.

canguru9. Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a dez metros. Já os sapos pulam cinco metros e meio. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2).